1-Dê um significado todo especial para o evento. Pode ser que vocês tenham se casado no cartório e seus entes mais queridos nunca tiveram a chance de estar presentes nessa hora. Ou talvez quando se casaram pela primeira vez, vocês não puderam se dar ao luxo de dar uma festa de casamento. Ou ainda, seu cônjuge pode ter superado uma grande dificuldade – por exemplo, um período muito complicado na carreira ou uma doença séria. E há também os casos de casais que se separaram mas que finalmente voltaram e estão juntos em um relacionamento sólido há anos. Seja qual for o obstáculo que foi vencido, aproveite a chance de renovar os votos para confirmar que o amor entre vocês está mais forte do que nunca.

  • Os motivos listados acima são apenas sugestões. Na verdade, vocês devem renovar os votos em qualquer momento que julgarem apropriado. Não há regras fixas que guiem essa decisão.

2-Saiba o que não fazer. As pessoas terão expectativas bem diferentes quanto à cerimônia, mas é bom ficar longe das gafes que muitos cometem. Não se esqueça que:

  • Desta vez, os noivos devem bancar a cerimônia. Pode ser que na primeira vez os parentes e amigos tenham dado uma força e tanto. Mas você não quer passar a impressão de estar renovando os votos de casamento apenas para ganhar uma festa, certo?
  • Por esse motivo, não faça lista de presentes para os convidados. Tudo bem se na primeira vez você ganhou a geladeira, o jogo de louças e talheres ou até mesmo uma viagem de lua-de-mel. Mas desta vez, vocês já têm uma certa estabilidade e uma vida construída juntos. Não é mais necessário que todos se esforcem para ajudar vocês a começarem a vida de casal. Vocês já levam uma vida de casal há anos. Mas caso realmente precisem de ajuda novamente, é claro que seus amigos e familiares vão entender e ficar contentes em presenteá-los novamente.
  • Da mesma forma, não é preciso organizar um chá de cozinha desta vez.
  • Muitas mulheres acham que uma despedida de solteira não faz sentido quando se renova os votos de casamento. Afinal, o objetivo da despedida é curtir os últimos dias de “liberdade”. Mas se a mulher já é casada, isso fica um pouco contraditório.

3-Decida-se sobre o tipo de cerimônia. Você deseja uma festa em grande estilo ou algo mais íntimo e simples? Prefere dar a festa dos seus sonhos e encontrar gente que não vê há anos ou fazer algo mais romântico e pessoal com a presença apenas dos entes mais próximos e queridos? Você e seu cônjuge devem chegar a um consenso sobre o que fazer.

4-Determine o orçamento. Uma cerimônia de renovação dos votos de casamento pode ser até mais cara do que uma cerimônia comum. Boa parte do custo virá dos comes e bebes e do tipo de cerimônia. Pode-se comemorar tanto no quintal de casa quanto em um salão de festar de luxo. Você pode oferecer coquetéis caros e investir pesado nos trajes de gala. Ou fazer algo mais simples, que deixe os poucos mas importantes convidados mais à vontade. Um meio-termo entre esses dois extremos também é bem-vindo.

5-Faça uma lista de convidados. Leve em conta o seu orçamento na hora de decidir o número de convidados. Há casais que decidem casar na igreja, mas sem dar uma festa. E há também casais que fazem questão da presença dos padrinhos e damas-de-honra da primeira cerimônia, realizada anos atrás. E, como não poderia deixar de ser, há aqueles que envolvem a participação dos filhos ou netos na cerimônia.

  • Na ocasião da renovação dos votos, não é preciso haver testemunhas como na primeira vez. Logo, se o seu orçamento está realmente apertado, você não precisa de padrinhos e damas de honra. Mas é claro que, se eles sempre estiveram por perto para apoiar vocês, convide todos para essa cerimônia também para mostrar que eles sempre foram e continuam sendo uma parte importante da história do casal.

6-Escolha o local da cerimônia. Ele deve ser grande o suficiente para acomodar todos os convidados e, ao mesmo tempo, ter o estilo que você deseja para a cerimônia. Caso você pretenda realizar uma cerimônia em grande estilo, o planejamento deve começar pelo menos 6 meses antes da data para que todos os convidados tenham tempo de programar-se. Outra vantagem de planejar-se com bastante antecedência é ter mais opções quanto ao local. Mas se você prefere algo mais espontâneo e simples e deseja renovar seus votos daqui a dois meses, faça o que o seu coração mandar! A festa é sua!

  • Uma sugestão romântica é renovar os votos na praia ou nas montanhas – ou qualquer outro lugar que seja especial para os dois.

7-Hora de acertar os detalhes. Depois de decidir a data, é preciso avisar seus amigos e familiares antes de enviar os convites. Comece a pedir orçamentos de diferentes fornecedores antes de comprar tudo o que é necessário para a festa. Por exemplo, é uma boa idéia saber quanto os bufês, bandas e fotógrafos estão cobrando. Pesquise também preços de lembrancinhas, convites e de bolos.

  • A cerimônia pede alguém que possa oficializar os votos na frente de todos. O pastor ou guia espiritual da igreja ou templo que vocês frequentam pode se encarregar da tarefa. Mas como vocês já são casados, até mesmo um de seus filhos pode fazer isso.
  • Você pode ou não optar por um bolo de vários andares. Há quem ache isso desnecessário em uma festa para renovação dos votos, mas se vocês não puderam ter um na primeira cerimônia, esse é mais um motivo para encomendar o seu desta vez!
  • Muita gente gosta de repetir certos detalhes da primeira festa, tais como arranjos florais parecidos ou dançar ao som das mesmas músicas de anos atrás. Mas é uma boa ideia tentar deixar a cerimônia de renovação dos votos diferente da cerimônia de casamento. Porque afinal, vocês estão agora em uma fase diferente da vida e é importante comemorá-la de acordo.

8-Escolha os trajes para o grande dia. Caso a cerimônia seja formal, pode-se usar um vestido de noiva tradicional, mas não é preciso que seja branco. O véu também é opcional. A noiva pode até mesmo usar o mesmo vestido que usou na primeira cerimônia.

9-Envie os convites. Eles devem deixar claro que se trata de uma cerimônia de renovação dos votos de casamento. E, desta vez, os nomes dos pais dos noivos não precisam constar nos convites. É de bom tom enviar os convites pelo menos dois meses antes da data. Confira a seguir alguns exemplos de como convidar todos para o evento:

“Senhor e Senhora dos Santos convidam para a celebração religiosa de sua renovação dos votos de casamento, a realizar-se às dezenove horas do dia dois de junho de dois mil e catorze, na igreja São José, na rua Eldorado, 122 – Jardim Saúde – São Paulo.”

Caso seus filhos estejam organizando a cerimônia, pode-se redigir algo como:”Antônio e Márcia convidam para a celebração de renovação dos votos de casamento de seus pais Marta e Paulo a realizar-se… (horário, data e local da cerimônia).” Finalize com detalhes sobre a recepção, caso esta seja feita em um local diferente do da cerimônia.

10-Redija os seus votos. Não é obrigatório, mas por que não aproveitar a ocasião para demonstrar o amor, carinho, afeto, confiança e apoio que um tem dado ao outro nesses anos todos? Caso haja a presença de um pastor ou guia espiritual, pergunte se você poderia acrescentar um texto de sua autoria aos votos tradicionais. Mas se a cerimônia será guiada por um amigo ou familiar, é importante saber o que essa pessoa planeja dizer antes de redigir os seus votos.

  • Você tem total liberdade na hora de redigir os seus votos, mas é de bom tom concentrar-se nos aspectos positivos da vida de vocês e no futuro. Você pode até citar alguns dos obstáculos que superaram juntos, mas procure manter o clima da cerimônia positivo.
  • Uma alternativa é pedir para a pessoa que vai guiar a cerimônia de renovação dos votos para dizer o que você redigiu. Por exemplo: “Carlos, você vai continuar a honrar Ana como sua esposa e manter e alimentar a felicidade no seu casamento?”
11-Hora de realizar a cerimônia. Como esta é uma celebração de renovação de votos, há mais liberdade quanto ao protocolo. Vocês podem andar juntos pelo corredor da igreja ou em direção ao guia da cerimônia, seguidos dos seus filhos ou netos. Ou a noiva pode optar por fazer o percurso sozinha em direção ao noivo, com todas as atenções voltadas para ela. Vocês podem trocar alianças novas ou colocar as antigas mesmo um no outro para reforçar o simbolismo de renovar a fé no casamento. Se quiserem, alguns familiares ou amigos mais próximos podem preparar seus próprios discursos.

12-Comemore na recepção. Ela tanto pode ser uma festa simples na casa de alguém como um evento de gala em um salão de luxo. O bolo pode ser igual ao da primeira festa há anos atrás ou você pode optar por servir cupcakes. Peça a algumas pessoas que ofereçam um brinde ao seu amor duradouro e faça um ou dois brindes também.

  • Deixe de lado o costume de jogar o buquê. Ao invés disso, chame todos os convidados para dançar para tirar um pouco a formalidade da ocasião e deixar todos mais à vontade.
  • Você pode deixar as fotos do primeiro casamento passando em um telão para que os convidados possam matar as saudades daquele tempo e divertir-se com as lembranças boas.
  • Faça um brinde aos convidados especiais e diga a todos como eles tem sido importantes para o casal ao longo dos anos. Prepare-se para receber muitos brindes também!
  • Este artigo procura apenas dar ideias e sugestões. Todo mundo tem sua própria opinião sobre a melhor forma de comemorar essa ocasião. Apesar disso, trata-se da sua festa e do seu grande dia. Não deixe que ninguém lhe desanime de comemorar o amor entre vocês do jeito que o casal achar melhor.