Passo a passo para preparação da festa

Orçamento

Nem sempre a festa dos sonhos está compatível com o dinheiro disponível, mas com criatividade é possível transformar até mesmo o momento simples em um dia especial e único. Para não ter dor de cabeça com dinheiro e muito menos dívidas, sente com a família e veja um valor disponível para a comemoração. Fazer uma reserva previamente (dica para quem ainda está longe de debutar), também é uma ótima estratégia, já que assim não pesará tanto no bolso. Com o orçamento previamente definido, é hora de partir para outras tarefas!

Lista de convidados

Ainda que falte um ano ou mais para o grande dia, você já precisa ter ao menos uma lista prévia para definir os outros pontos. Os convidados podem alterar ao longo do tempo, mas o número total de convidados não podem sofrer grandes alterações, já que isso implica em tantos outros fatores. Pense e repense muito em quem vai ser convidado, e se a ideia é ter uma festa mais íntima, vale a pena pensar o quanto a pessoa é importante em sua vida.

Local

Com a lista prévia de convidados, já dá para ter noção do tamanho do espaço que será necessário para acomodar todos os convidados. Caso a comemoração seja mais formal, opte por um salão que atenda a tal estilo. Mas se a ideia é uma festa simples, vale até fazer a comemoração em casa ou no salão de festas do condomínio.

Ao visitar o local que será alugado para a festa, é ideal verificar o que é ofertado junto, como mesas, cadeiras, utensílios e até mesmo se há cozinha para o preparo das refeições. Outro ponto importante é em relação a acústica, escolha um local que tenha isolamento, afinal você não quer ter problemas com a vizinhança e sempre rola uma boa música nas festas de 15 anos.

Data da festa e horário

É claro que a data se refere ao seu aniversário, mas se o grande dia vai cair em uma segunda-feira, vale a pena rever o dia da comemoração, não é!? Evite marcar o evento em pontes de feriados, já que muitos amigos e familiares tendem a viajar e você não vai querer que seu aniversário seja um fracasso. Durante a semana também não é uma boa data, afinal até você terá aula no dia seguinte.

Neste caso, opte por um final de semana (preferencialmente sábado) antes ou depois da sua data de nascimento. E o horário vai depender muito do estilo de festa que pretende dar (ex: se for balada, o horário de início tende a ser mais tarde).

Defina tema e decoração

Com os primeiros passos definidos, agora é hora de levar em consideração o estilo da jovem para produzir a decoração. Para isso você pode escolher um tema para festa de 15 anos ou se basear em uma decoração inspirada em cores e estilo.

Ah, lembre-se também que o local da comemoração deve ter um estilo compatível com a maneira que será feita a decor.

Contrate serviços

Aqui são os maiores custos, e mesmo que você opte por uma festa DIY (“faça você mesma”), há sempre gastos. Caso você leve em consideração contratar profissionais, aqui vai uma listinha do que você vai precisar:

  • Buffet: em uma festa não pode faltar comidinhas, então feche com um serviço que ofereça o tipo de prato que você pretende servir para os convidados. Veja também se a empresa contratada já inclui bebidas e serviço de garçom, caso contrário, você vai precisar se atentar a mais esses fatores.
  • Empresa de decoração: aqui você mesma pode colocar suas habilidades em prática, mas também pode contratar um fornecedor que siga o estilo que foi previamente definido
  • Música: festa precisa de animação, então escolha entre um DJ ou uma banda (pode ser os dois também) para deixar a galera animada. Ah, e é bacana sentar com o profissional com antecedência para apresentar seu estilo musical e uma listinha de hits que não podem faltar.
  • Fotografia/ filmagem: esqueça apenas o uso do celular para tirar fotos, apesar de prático, a aniversariante merece um registro especial. Para isso, procure por um profissional com boas indicações e com um trabalho que se adeque ao estilo de festa para registrar esse grande dia.
  • Boleira/ doceira: nem todos os buffets incluem a parte doce, e muitas vezes é preciso contratar outro profissional para os quitutes. E claro, que o ideal é marcar uma degustação antes (faça isso também com o buffet) para ter certeza da qualidade dos doces e do bolo de 15 anos.

Make e penteado: além de todo o preparo da festa, a debutante também precisa de uma preparação. Então, reserve com antecedência um salão ou profissional para arrumar a garota no dia da festa.

Convites

E claro que com tanta preparação é preciso uma maneira de comunicar aos amigos e familiares desse dia tão especial. O modelo do convite pode até ser definido com antecedência, mas a entrega precisa ser mais próxima da data da festa

Assim, o ideal é definir um tempo prévio; para festas formais entregue o convite com no mínimo 30 dias de antecedência, e em festas simples o ideal é convidar com ao menos 15 dias antes.

Dicas para o convite:

Escolha um modelo que seja compatível com o estilo da festa; Deixe claro todas as informações necessárias (hora, data, local e endereço, tipo de traje); Defina se irá ter confirmação de presença ou não, e caso opte pela confirmação disponha um meio (site, número de telefone, e-mail) para os convidados. Defina também uma data limite para que os convidados possam confirmar.

Check-list/ averiguação

No grande dia, disponha de uma lista com tudo o que deve ser conferido e telefones dos fornecedores e prestadores de serviço. Isso vai ajudar a verificar se está tudo em ordem para não enfrentar problemas durante a comemoração.
A dica para este processo, é deixar a lista com uma pessoa responsável e que não seja a aniversariante, já que esse dia é para a debutante relaxar.